
A comunicação no mercado de cannabis está passando por uma transformação e tanto! Como fundadora da Anandamidia, uma agência que nasceu em 2021 pela vontade de compartilhar informações sobre a planta, tenho acompanhado de perto esse cenário.
Nos últimos anos, vimos o crescimento do setor e a mudança na forma como a sociedade percebe a maconha nas suas diferentes – e perfeitas – formas.
Mais do que nunca, as pessoas estão buscando informações confiáveis e se interessando pelas possibilidades que a cannabis oferece, seja no uso medicinal, uso adulto ou industrial.
Afinal, a planta é uma só, apesar da pluralidade genética e variedade imensa de aplicações.
Cannabis: o desafio da comunicação
Comunicar-se de forma eficaz nesse nicho é algo bem complexo . Não basta apenas trazer informações, é preciso encontrar uma maneira de criar uma conexão genuína com o público.
E para isso, só existe um caminho: entender profundamente quem são essas pessoas, quais as suas necessidades, suas dúvidas e como podemos agregar valor real às suas vidas.
É por isso que nesse conteúdo eu quero compartilhar alguns aprendizados sobre como as empresas do setor canábico podem conversar com o público de forma mais humanizada e engajadora.
Então, mais abaixo vamos falar sobre a importância de encontrar o tom de voz certo, como usar storytelling (narrativa) para construir e mostrar histórias que refletem as experiências das pessoas, e otimizar o SEO (Search Engine Optimization). Bora dichavar comigo essas estratégias?
Conhecendo o seu público
Uma das coisas mais importantes que aprendi ao trabalhar no mercado de cannabis é que entender profundamente o nosso público é essencial para uma comunicação eficaz.
O universo da planta é vasto e diversificado e as pessoas que se interessam pelo tema vêm de diferentes origens, têm interesses e necessidades diferentes e buscam informações por motivos distintos.
Temos, por exemplo, pacientes que estão explorando tratamentos alternativos para condições de saúde que impactam suas vidas.
Muitos encontram na cannabis medicinal uma ferramenta terapêutica para melhorar seu bem-estar. Existem também os entusiastas que acompanham as inovações, tendências e novidades do setor, sempre em busca de conhecimento e atualizações.
Além disso, profissionais e empreendedores, um segmento crescente, veem na cannabis um campo fértil para oportunidades de negócio e desenvolvimento profissional. A variedade de perfis interessados em conteúdos sobre o assunto é grande.
Então, como podemos realmente conhecer essas pessoas e entender o que elas procuram?
A escuta nas redes sociais
As redes sociais são um espaço em que as pessoas expressam livremente suas opiniões, dúvidas e experiências sobre tudo. Não seria diferente com a cannabis.
É importante passar um tempo observando e participando dessas conversas, para captar insights sobre o que o público está pensando.
Eu, por exemplo, gosto de ler os comentários, tanto nas nossas páginas quanto em outros perfis relevantes.
As mensagens diretas também são uma fonte rica de informação. As perguntas que recebemos frequentemente indicam quais temas precisam ser abordados com mais profundidade. Viu como “ouvir” os usuários pode ser fundamental?
Interagindo em comunidades online
Existem diversas comunidades e fóruns online dedicados ao tema da cannabis. Participar ativamente desses espaços nos permite estar em contato direto com pessoas engajadas e interessadas nas mais variadas facetas da planta.
É uma oportunidade para entender preocupações, expectativas e o tipo de conteúdo que consideram valioso.
Essas interações não apenas nos ajudam a conhecer melhor o público, mas também a construir relacionamentos mais fortes e autênticos.
Realizando pesquisas e enquetes
Perguntar diretamente ao público o que eles pensam é uma maneira interativa de conseguir informações relevantes. Pesquisas e enquetes simples podem revelar muito sobre os interesses e necessidades da audiência.
E aqui valem as ferramentas digitais para criar questionários rápidos, por exemplo. Com isso, basta compartilhar na página da rede, no site ou até em uma newsletter.
Perguntas como “Qual assunto sobre cannabis você gostaria de saber mais?” ou “Qual é a sua maior dúvida sobre cannabis?” podem gerar insumos únicos e direcionar a criação de conteúdos otimizados e adequados ao seu público.
Analisando dados com empatia
As ferramentas de análise, como métricas de redes sociais e dados do site, fornecem informações sobre quais assuntos têm melhor desempenho.
Mas é importante ir além dos números e tentar entender o contexto de cada conteúdo, as nuances e o motivo dele ter sido bem recebido pela audiência. Assim evitamos alguns enganos.
Por exemplo, se um determinado conteúdo tem alto engajamento, isso indica que o tema é relevante para o público daquela conta. Podemos explorar esse assunto com mais profundidade no futuro, com palavras-chave estratégicas para aumentar a visibilidade.
Por trás da internet, converse pessoalmente
Sempre que possível, gosto de participar de eventos, workshops e encontros relacionados ao mercado de cannabis. Essas ocasiões trazem a chance de conversar pessoalmente com quem está interessado no tema.
E esses papos são insubstituíveis, porque nos permitem compreender histórias individuais, motivações e até desafios que as pessoas enfrentam.
Essa compreensão aprofunda nossa empatia e enriquece a forma como nos comunicamos.
Observando tendências e movimentos sociais da cannabis
O contexto social e cultural influencia muito a forma como a cannabis é percebida. Acompanhar as tendências, notícias e debates nos ajuda a entender o ambiente em que nosso mercado está inserido.
Isso inclui estar atento às mudanças nas legislações, aos movimentos de defesa do uso da planta e às discussões sobre os benefícios e riscos associados à cannabis.
As tendências podem ajudar a definir palavras-chave relevantes e criar conteúdos que se conectem diretamente ao que está acontecendo no momento.
Aprendizado constante
Conhecer o público é um processo contínuo. As necessidades e interesses mudam ao longo do tempo e é importante estarmos dispostos a aprender e nos adaptar.
Feedbacks, sugestões e até críticas são oportunidades para melhorar. Mostrar que estamos ouvindo e que nos importamos com o que a audiência realmente precisa fortalece a confiança e o relacionamento como um todo.
Com essas práticas, podemos não apenas conhecer melhor o nosso público, mas também construir uma comunicação mais eficaz e significativa.
Entender quem está do outro lado nos permite solucionar problemas reais e, assim, fazer a diferença.
É só o começo!
Criar conteúdos relevantes é uma aventura que requer dedicação, resiliência, compreensão e criatividade. Quando entendemos quem está do outro lado, conseguimos estabelecer uma conexão verdadeira.
Além do que já aprendemos nesse conteúdo, ainda existem outros pontos importantes, como definir o tom de voz adequado, contar histórias autênticas e envolventes e construir uma comunicação visual cuidadosa.
A comunicação é uma troca. É fundamental abrir espaço para a participação das pessoas, que podem compartilhar suas opiniões e, assim, se sentirem ouvidas.
Se você quer saber mais sobre como criar conteúdos que engajam nesse universo, conte comigo. Na Anandamidia, acreditamos no poder de uma comunicação autêntica para transformar percepções e construir conexões.
Acesse estas outras dicas e esteja pronto para revolucionar seu marketing no mercado canábico.
Se precisar de um especialista, entre em contato (salve@anandamidia.com). Vamos juntos construir um futuro mais verde e conectado.